Iniciando um negócio?

Para aqueles que decidirem iniciar um novo negócio, empreendimento, ou já estão dirigindo uma pequena empresa sem orientação adequada, o processo pode ser difícil, solitário e desafiador.

A grande maioria das médias e grandes empresas já foi um dia micro ou pequenos negócios. No entanto, com a competência e determinação dos seus gestores cresceram e se tornaram empresas de sucesso. Para ter uma ideia da importância e do peso das micro e pequenas empresas no Brasil, veja no gráfico abaixo o que apontaram as pesquisas mais recentes:

Quanto representam as Micro e Pequenas Empresas no cenário nacional

Quanto representam as Micro e Pequenas Empresas no cenário nacional

O triste contraste a importância que as MPE´s detém no país é a alta taxa de mortalidade que elas apresentam. Recente estudo realizado pelo SEBRAE nacional revela ainda números alarmantes, como demonstra o quadro abaixo:

Taxas de mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil

Taxas de mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil

As principais causas do fracasso e da alta mortalidade das MPE´s estão relacionadas a falta de espírito empreendedor e deficiências na gestão do negócio, que muito se deve ao fato de 45% dos empresários não buscarem nenhuma assessoria profissional para conduzirem os seus negócios. Contudo, o mesmo estudo revela que cerca de 40% dos micros e pequenos empresários interessados em orientação para gerir os seus negócios buscam ajuda com o seu contador, evidenciando que a ampla maioria dos pequenos empreendedores classifica o contador como a sua fonte número um de aconselhamento empresarial. Para estes empreendedores o contador é o primeiro profissional que uma empresa contrata, e seguramente vai ser o último a ser dispensado se tiver de fechar suas portas. Segue um resumo do estudo realizado traduzido em percentuais:

Assessoria mais importante considerada pelas Micro e Pequenas Empresas

Assessoria mais importante considerada pelas Micro e Pequenas Empresas

Ciente desta incumbência, a Datamétodo está capacitada para aconselhar e apoiar os seus clientes que estão começando um negócio ou já estão à frente de pequenas empresas existentes, mas necessitam de uma assistência mais próxima. Assim, a Datamétodo possui profundo conhecimento e experiência para oferecer uma gama completa de orientação e apoio ao seu negócio, como segue:

  • Orientação e execução a formalização da constituição ou alteração da sua empresa junto aos órgãos públicos e autarquias pertinentes;
  • Assessoramento na escolha do regime tributário mais vantajoso para sua empresa através de um planejamento com bases sólidas;
  • Auxilio na identificação da margem de lucratividade, ponto de equilíbrio, viabilidade de negócios; na formação dos preços; e montagem do orçamento empresarial;
  • Determinação da carga tributária envolvida no negócio, bem como os encargos sociais e trabalhistas sobre a folha de pagamento de salários, pró-labore e autônomos;
  • Recomendação de sistemas e controles internos a serem implantados pela empresa;
  • Prevenção contra passivos trabalhistas e tributários ocultos;
  • Alertas importantes para preservar a sociedade e evitar litígios societários;
  • Providencia a documentação necessária para participação em licitações públicas e/ou privadas;
  • Preparação de relatórios, informações e documentos necessários para solicitação de empréstimos junto a instituições financeiras;
  • Informa índices de liquidez, análises vertical e horizontal, IBTDA e outros indicadores contábeis e financeiros.

Portanto, se você tem uma ideia inovadora, deseja transformar um hobby em um negócio, pretende adquirir ou constituir uma empresa ou franquia, você encontrará na Datamétodo a parceira adequada para suprir as suas necessidades, o que permitirá a você focar a sua atenção na atividade fim do seu negócio com tranquilidade e segurança.

A importância da Contabilidade na gestão das empresas

Para nós da Datamétodo o trabalho de uma organização contábil deve ir muito além do cumprimento de obrigações acessórias tributárias, previdenciárias, trabalhistas, bem como dos cálculos e emissão de guias de tributos e encargos sociais.

A Datamétodo zela pela escrituração contábil dos seus clientes independentemente do regime tributário adotado por eles, com intuito de extrair informações importantes que devem ser consideradas pelos empreendedores na gestão dos seus negócios. Com exceção dos Micros Empreendedores Individuais, a elaboração da contabilidade é obrigatória segundo o Código Civil Brasileiro, a Legislação Tributária, Previdenciária e Falimentar, e legitimada e normatizada pelo Conselho Federal de Contabilidade. A experiência tem nos mostrado que as Demonstrações Contábeis são as principais fontes de informação para o empreendedor administrar o seu negócio.

Corrobora desta afirmativa o saudoso ex-vice-presidente da república José Alencar que, em entrevista no programa da apresentadora da GNT Marília Gabriela, afirmou o seguinte: “O Balanço é a principal peça na administração de uma empresa. Através da contabilidade e do balanço é que o administrador tem informações para administrar a empresa”.

Os links e estudos abaixo também confirmam a importância de uma boa assessoria contábil.
Confira: